Se você está pensando em abrir uma empresa, precisa saber que existem muitos fatores que devem ser considerados nesse processo, principalmente quando se pretende ter maiores chances de sucesso.
Conheça estes fatores nos próximos tópicos deste artigo.
O que te faz querer abrir uma empresa
Antes de qualquer coisa, porém, é válido lembrarmos que diferentes motivos podem levar alguém à decisão de ter um negócio.
Pode ser a pura e simples vontade de empreender…
Pode ser uma questão mais financeira…
Pode ser o desejo de trazer ao mercado uma solução diferenciada que vá ser útil para as pessoas…
É importante, de qualquer forma, que o primeiro fator a ser considerado seja justamente esse motivo. Portanto, reflita sobre ele, a fim até mesmo de identificar se empreender realmente é algo que combina com o seu perfil.
Fatores para considerar para abrir sua empresa
Uma vez tendo identificado que ter um empresa é uma tarefa com a qual você quer e consegue lidar, estes são outros fatores que deverá levar em consideração:
1. O registro da sua marca
Muitos empreendedores ignoram esse registro e, mais cedo ou mais tarde, acabam tendo problemas com o uso da marca que tanto idealizaram. Afinal, se ela não está registrada, outras pessoas podem fazer uso dela, gerando uma certa confusão na mente dos consumidores.
Conheça aqui as 5 melhores dicas para pequenos empreendedores que querem expandir seu negócio
Atente-se, porém, ao fato de que é preciso fazer uma boa pesquisa antes de “colocar sua marca no ar”, pois só assim você conseguirá identificar se ela já não está em uso com outra empresa.
2. Seu objetivo
Mas, claro:antes de pensar na marca propriamente dita, é imprescindível que você tenha bem claro em sua mente como a empresa será, o que inclui refletir sobre o nicho e o formato de atuação.
Tirar a ideia do papel e criar sua marca, depois dessa reflexão, será muito mais fácil.
3. A abertura em si
Não: não basta apenas criar uma marca, obter um ponto comercial (se for o caso) e começar a prospectar clientes!
Existem determinações legais que precisam ser seguidas, como algumas licenças, e você precisa se atentar também a esse fator para não ter problemas futuros.
Caso não tenha tempo para essa tarefa, ou acredite que seja algo difícil de lidar, procure um contador para te auxiliar. Lembrando que esse profissional, por sinal, será de grande auxílio em toda a sua jornada, mesmo após abrir uma empresa.
4. O plano de negócios
O plano de negócios é simplesmente a “bússola” que guia quem abre uma empresa, uma vez que nele estão detalhados diversos processos e metas, por exemplo.
Os detalhes relacionados às vendas, ao marketing e outros setores precisam estar ali, mesmo que, a princípio, superficialmente.
5. A questão financeira
Outro fator imprescindível no processo de abertura do seu negócio é o planejamento financeiro, considerando que a abertura em questão envolve diversos custos.
Leia também: Como encontrar investidores: 5 dicas que todo empresário deve seguir
Além disso, considere o fato de que o lucro não irá surgir rapidamente, sendo importante “ter caixa” para lidar com o pagamento de funcionários e a manutenção do estoque, por exemplo, até que seu faturamento fique maior.
6. O networking
Este outro fator é ignorado por muitas pessoas que estão na fase do planejamento da abertura de um negócio, mas pode fazer muita diferença em sua jornada, sabia?
Isso porque a proximidade com outros empreendedores te ajudará a ter uma melhor percepção das oportunidades e desafios que te esperam, além de te oferecer uma espécie de apoio, entre outras vantagens.
O que fazer depois de abrir sua empresa
Você decidiu abrir uma empresa, descobriu quais fatores não pode ignorar nessa caminhada e, agora, é hora de descobrir qual passo dar depois que sua empresa estiver em funcionamento.
E este passo é: faça parte de um bom portal de negócios!
Esta simples iniciativa irá te aproximar de possíveis clientes e fornecedores, além de favorecer e fortalecer o seu networking.
Fazendo parte do Portal Grow, por exemplo, você poderá comprar, vender e fechar as melhores parcerias em poucos cliques, e sem pagar nada por isso!
Visite nosso site oficial agora mesmo para conhecer mais detalhes e se juntar aos empreendedores que já fazem parte do portal e têm colhido ótimos resultados com essa escolha.